quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NA GIBITECA EU LI




Pessoal está semana na gibiteca eu li UMA AVENTURA ARQUEOLÓGICA, é uma história que envolve três crianças Mari, Waldeci e o Joca, através de brincadeiras eles se envolvem na área da arqueológia, e apartir dai eles vem recebendo formação sobre patrimôno Cultural, artistico, Material, Patrimônio imaterial, e assim as crianças vem aprendendo valorizar as nossas riquezas.
E este gibi mostra a importância de repassarmos conteúdos para as nossas crianças, para que haja este repasse para nossa comunidade, e terem a conciência de proteger os nosso patrimônios.


Abraços
Helinho

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI




A Invenção do Sertão
Está semana assisti um documentário chamada A Invensão do Sertão filme este que retrata a riqueza cultural de nossa região, este curta tem como protagonistas Seu Fraçuir, que um sonhador e nunca teve medo de voar, Fraçuir um dia teve um sonho, e nesse sonho ele se viu voando em um avião, então este sonho fez com que ele iniciasse um trabalho de contrução de aviões artesanais, todo o seu material é feito de flande, e todas as ferramentas foram criadas por ele, seu Françuir é um prova viva de que podemos sonhar, construir e criar.
E o outro protagonista é o Mauricio residente em Juazeiro do Norte, tem uma história bem parecida com Seu Françuir, Mauricio foi levado pelo seu pai a um porto daí surgiu o amor pelo os navios, com o passar do tempo Mauricio desevolvel um técnica de construção de navios de flande.
Neste documetário as histórias se encontram através dos dialogos de cada um, ele falam das dificuldades, superações, virtudes e falam de seue sonhos. É uma bonita história que mostra a simplicidade de nosso povo.
segue abaixo o link do filme.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

NA INTERNET ACESSEI

Nesta semana acessei na internet, o blogger da Retratista Telma Saraiva, Telma que é a maior das retratista da região do Cariri, se não do estado.
Este blogger foi criado através de uma exposição de da retratista no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza.
segue abaixo o link do blogger. 

http://telmasaraiva.wordpress.com/

Abraços
Helinho

NA BIBLIOTECA EU LI

Meu Pequeno São Paulino

Sou um Palmeirense desde criança, mas me entreguei as belas Ilustrações de Rodrigo Andrade, e bons argumentos de Nando Reis. Ele conta alguns fatos de sua vida e como começou a torcer o São Paulo, de inicio ele se descreve como um torcedor tricolor perfeito, " nasci branco, com olhos pretos e cabelo vermelho". Nando narra cada momento de sua vida no estádio do Morumbi, todas as glórias do tricolor paulista, e também as suas frustrações.
A forma que é descrita cada acontecimento faz a gente se sentir como se estivesse lá, com o apoio das ilustrações com cores vivas e vibrantes.
Na leitura podemos conhecer a grandeza deste grande clube Brasileiro, mas o Palmeiras e bem melhor que o São Paulo.

Abraços
Helinho

sexta-feira, 3 de julho de 2009

NA GIBITECA EU LI


   
   Mordillo para amigos cães foi minha leitura na Gibiteca desta semana, todos os desenhos é do Cartunista e Ilustrador Argentino Mordillo, este Gibi ele retrata como é o convívio do Homem e o Cachorro, considerado como o animal que tem a maior proximidade do homem.
  E neste gibi, podemos ver como desenvolvemos a nossa imaginação através de desenhos, os desenhos nos leva a lugares que nunca fomos, mas se imaginarmos podemos ir. É um gibi bem legal e criativo.


Abraços
Helinho

NA INTERNET EU ACESSEI

   Nesta semana na internet acessei o site da Eletrocooperativa, uma instituição que trabalho com jovens na área de musica, vídeo e produção de eventos, no site me escrevi para um seleção que eles lançaram, chamado O QUE É A MÚSICA, os vídeos, musicas, textos, fotos mais criativos ganharam um prêmio.
   E isso foi o que acessei na internet.

Abraços
Helinho 

NA DVDTECA EU ASSISTI


   Nesta semana assisti o DVD do cantor alagoano Djavan, o vídeo é uma documentação do programa Ensaio de 1999 criado e dirigido por Fernando Faro e transmitido pela Tv Cultura novídeo cantor relata algumas histórias de sua tragetória musical e como é suas composições.
   O dvd tem a participação de seu filho Max Vianna na guitarra, seu conterrâneo Carlos Bala na bateria, Paulo Calazans nos teclados, João Castilho Guitarra, André Vasconcelos Baixo e Marcelo Martins, Walmir Gil e François de Lima, nos metais.

  É um dvd bem interessante, nele deu pra conhecer um pouco mais a respeito do Djavan.

Abraços
Helinho

NA BIBLIOTECA DE INFANTO-JUVENIL EU LI


   Pequeno calendário colorido para os que sabem ler o tempo. Foi minha leitura desta semana, este livro contém textos de Edson Natale e Ilustrações de Carlos Barmak, a cada folha que passa, fico com a lembrança do que o texto me diz, por exemplo:  " Parta do princípio que pessoas são confiáveis e parta de qualquer principio desde que inclua o respeito por você e pelo outro. Quem cuida de você é você mesmo, que não precisa de ninguém por perto para saber que o certo é certo. "
Edson Natale

   E neste texto faço uma reflexão, me pergunto, por que recebemos tantas coisas boas, e ainda não fazemos o tanto ainda pelo o outro?
   Este livro ele mostra o quanto é importante sermos diferentes porém devemos ser igual a algumas coisa ou pessoa. por que assim podemos pisar em terra firme. 

  Abraços
Helinho

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mostra de Paises de Lingua Portuguesa



ARTES E CULTURA NO NORDESTE BRASILEIRO
De 12 a 16 de Maio foi realizada na Fundação Casa Grande, e com patrocínio do Banco do Nordeste, a Mostra de Paises de Lingua portuguesa, foi uma momento de intercâmbio cultural entre Brasil, Angola, Moçambique, Portugal e Cabo Verde, destes paises vinheram músicos representando sua cultura, especificamente sua musica e sua forma de vida.
Durante a tarde havia rodas de conversas, onde era uma oportunidade de cada pais mostra suas riquesas, como também tivemos a participação de pessoas importantes como, Edson Natale, representando o Itaú Cultural, Enilton de Menezes, representanto o Centro Cultural Banco do Nordeste.
Anoite tinhamos os recitais,era um momento de ouvirmos as canções de cada pais, a primeiro noite foi aberta com o som de Os Cabinha, grupo formado no programa de artes da Fundação Casa Grande, e em seguida tivemos ABANDA, que é a evolução dos Cabinha. No dia 13 foi a hora de Elizah e Paulo Brandão, o casal realmente colocou a platéia para incendiar, uma diversividade musical incrivel, do samba ao Xote.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CASA GRANDE



Olá amigos, está semana estamos recebendo a visite de um músico e produtor cultural de São Paulo, é o André Magalhães. Ele veio fazer um trabalho com nossa meninada durante 3 mêses, ofinas de Pro Tools, música, produção, audição, e tantas outras coisas que podemos proveitar.

Estar sendo bem legal este momento.


Abraços

Helinho

segunda-feira, 6 de abril de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI

Tango, filme de Carlos Saura, mais uma obra prima, o que me fez assistir este filme foi a versatilidade que este diretor espanhol tem de criar, inovar, o que mais me impressiona é os recursos de filmagem que usa, luz, sombra, contraste, movimentos, detalhes, elegância e um grande roteiro.
O protagonista do filme é um diretor de cinema, e por ter perdido a sua mulher, resolveu criar um filme a respeito do tango, que no tango como é uma musica e dança tinha como mostrar o sentimento triste em que vivia.

É filme que tem uma grande aula de fotografia.

Abraços
Helinho

quinta-feira, 2 de abril de 2009

NA INTERNET ACESSEI

Está semana na internet me cadatrei em um fórum chamado Mac Magazine, é um espaço onde debatemos e trocamos experiências sobre produção de vídeo, edição, software, e tantos outros assuntos importantes.

Abraços
Helinho

NA GIBITECA EU LI




Os inimigos não mandam flores, foi minha leitura desta semana, este gibi retrata como é o convivío de pessoas que vivem nas favelas, envolvimento com drogas, tráfico, mortes e tudo que não é legal.
E relata um acontecimento qué a morte de um homem justamente pelo azar de estar participando do trafego de drogas.
E este gibi mostra para nós a importância de todos se envolver apenas com coisas que nos façam o bem.

Abraços
Helinho

terça-feira, 31 de março de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI



Está semana assisti o documentário GLAUBER, O LABIRINTO DO BRASIL, de Silvio Tendler, que mostra a vida, obra e suas "loucuras".

Glauber Rocha nasceu na Bahia, sempre gostou de arte, em 1959, fez seu primeiro curta-metragem da Bahia o filme Pátio.

Está documentário contém algumas cenas polêmicas de Glauber que nunca foram ao ar, o cineasta brasileiro foi e até hoje é considerado uma dos mais inteligentes do brasil, pelo trabalho desenvolvodo em nossas terras, pelo preciosismo nas filmagens, ele fazia com que seus atores em cena fossem ao seu limite de interpretações, Glauber também foi o criador do movimento do cinema novo, que foi um movimento cinematográfico brasileiro, influênciado por varios fatores, eles eram contra os filmes comercias, e a favor que essas produções fossem baratas, feitas com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país. deta forma eles achariam que o Brasil torna-se um país melhor.

Abraços

Helinho

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vivência

Olá amigos, está semana tivemos um momento bem legal, foi uma atividade proposta por Débora e Valesca, que teve como propósito haver um debate a respeito da ÉTICA.
Foi uma momento bem importante, por que fomos falando todos os atributos que sabiamos sobre a Ética, que vem de uma palavra Grega ethos, que quer dizer o nosso modo de ser.
Então tudo de manifestações positivas atribuimos a ética, respeitar o ponto de vista do próximo, ser educado, as nossas atitudes perante a sociedade é o que mais encontramos em proximidade á ética.
Foi um momento especial, onde me coloquei no lugar de aprender mais a respeito deste assunto.

Abraços
Helinho

domingo, 29 de março de 2009

NA INTERNET ACESSEI

Amigos está semana fiz algumas pesquisa no site 2001 Vídeo, procurando video aulas a respeito de edição de vídeo, e no site da loja entrei em contato com a administração que me informaram que tem um livro bem interessante a respeito de edição de vídeos, e a baixo segue o link.

http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_livros.asp?produto=6426

Abraços
Helinho

quinta-feira, 26 de março de 2009

NA GIBITECA EU LI


A leituras faz com que nos torne ainda mais sábio, e conheça ainda mais de todos os assuntos, e está semana conheci uma acontecimento que houve em Abril de 2003. Minha leitura desta semana foi Leões de Bagdá, de Brian K. Vaughan.
A história inicia-se em um zoológico de Bagdá, uma bela manhã de sol, as pessoas o visitando, um dia bem tranquilo.
Com o passar dos dias, uma leoa conversar um um antílope, bolam um plano para fugirem do mesmo(por que achavam que não eram livres), mas o antílope não aceitava a proposta e dizia que os leões não tinha palavra.
Nesta época é quando estava havendo a guerra no Iraque, então com o inicio destas guerras pelo poder, começou haver alguns bombardeios aéreos, e a história começa mesmo a parti dai.
Um tema bem presente neste gibi é a Liberdade, e me fiz a pergunta, o qe é liberdade? Ainda não tenho um uma opinião forma o que seja, mas venho procurando conhecer.
Este gibi retrato este acontecimeto daquela época que não teve nenhuma notícia a respeito do a ssunto, os leões foram mortos por soldadoas Norte-Americano.
É um gibi que nos propociona boas perguntas para nós.
Abraços
Helinho

segunda-feira, 23 de março de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI




Bom dia amigos, o cinema no meu modo de ver é uma arte onde se envolver as mais diversas biodiversidades, podemos fazer vídeos desde um minusculo inseto até uma um romance de Shakespeare. E está semana assisti um bom documentário voltado a uma linguagem técnica ao cinema. CINEMATOGRAFIA, direção de Gabriel Barros, foi escolhido 54 dos melhores diretores de fotografia do Brasil, para falarem a respeito do assunto, o que fez ainda mais procurar conhecer deste assunto tão importante para o cinema.
A fotografia para o cinema tem uma grande importância, no meu conceito é transformarmos um ideia que estava no papel, para uma cena real, com uma boa definição de cor, brilho, contraste, e claro uma boa fonte luz para a nossa imagem.
Ainda estou em busca deste conhecimeto, de se ter um bom dominio de imagem, mas sei que so posso conseguir isto praticando, filmando e editando video.

Abraços
Helinho

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NA GIBITECA EU LI

Meus bons amigos, é com um bom sentimento que venho lhe escrever mais uma vez.
está semana dei continuidade a minha leitura com o Gibi " TODOS OS MEUS AMIGOS " de Charles M. Schulz.
Foi com essa bonita leitura que percebi um pouco mais a importância da boa amizade, Charles cita alguns trechos legais e de fácil compreensão, " Amigo é quem defende seu ponto de vista ", " Amigo é quem respeita o que pertence a você ". E foi com algumas citações destas que me vi no lugar de estar mais próximo de meus bons amigos.
abraços
Helinho    

NA DVDTECA EU ASSISTI

Dead Man foi o meu filme desta semana, do diretor Jim Jarmusch, é um filme que conta a saga de um jovem que sai de sua terra natal atrás de emprego, depois da morte de seus pais. William Blake, parti para uma cidade totalmente diferente de seu convívio.
Logo ao chegar a cidade, William se envolve com uma garota, e nesse envolvimento gera a morte desta garota. a parti dai William foge e começa ser perseguido por pistoleiros, e é quando conhece o nativo americano chamado "Ninguém". e depois de ter conhecido o "Ninguém" William faz o seu trajeto dentro do filme, até chegar a morte.
É um filme interessante, a trilha foi composta por guitarras distorcidas de Neil Young, que da uma outra imersão diferente ao filme.

Abraços
Helinho 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

NA INTERNET EU ACESSEI

Amigos, na internet pesquisei o site www.pelamadrugada.com.br   este site é uma forma do Cine Club Pela madrugada, mostrar suas produções, tem vídeos bem interessante, alguns produzidos por um grande amigo meu, o Pedro Bronz.
visitem esta site.
Abraços
Helinho

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

NA BIBLIOTECA DE INFANTO-JUVENIL EU LI

O livro que eu li, foi promovido pela Mostra de Vídeo de Florianópolis, foi o livro Daqui pra lá de lá pra cá.
Este livro é todo contado e escrito pelas crianças, e o que me chama a atenção é a criatividade das crianças se expressarem, e percebo também que temos que valorizar mais as crianças, até por serão elas que vem nos substituir um dia.
abraços
Helinho

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NA INTERNET EU ACESSEI

Hoje aproveitei o momento que estava na Tv Casa Grande, e fiz uma pesquisa, sobre a EDIÇÃO NÃO LINEAR, que é como trabalho editando vídeo.
E o que é edição não linear? é um processo de importação e edição, de aúdio e vídeo, utilizando um computador para ser importado todos os arquivos via um cabo Firewire e fazendo que todos fiquem em um formato digital. Sendo assim temos um melhor desepenho na edição do material.
Que eu saiba é a forma mais segura que tenha de trabalhar com aúdio e vídeo, pois todo material fica guardado dentro de um HD, e a copia original fica na fita miniDV. Então ficamos com duas copias.

abraços
Helinho



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI


FADOS
Amigos, minha escrita de hoje refere-se a este grande filme, FADOS, de Carlos Saura,
Este é o primeiro filme que assisto deste diretor que diga-se de passagem magnifico.
Este Filme, conta a riqueza e a beleza do Fado português, o género musical de Portugal, é bonito ouvir um som tão limpo e harmonioso. Harmonias e belíssimas musicas, o Fado canta a alma do povo Lusitano, e Carlos Saura soube bem mostrar a musica de nossos antigos colonizadores.
No Fado, percebi a grande influência que a musica brasileira teve de Portugal, como no chorinho em suas linhas de solisticos.
No filme Carlos faz bonitas montagens de cena, O filme foi todo gravado em um grande estúdio, com bonitas tomadas de cena e projeções, que foi o que me chamou mais a atenção, foi a forma que ele conseguiu unir as projeções de vídeo na filmagem, e também quando usa espelhos para fazer rebatimentos de luz e imagem.
Este filme é uma aula de musica, luz, dança, movimentos de câmera, e principalmento de valorização a cultura.
abraços
Helinho

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

NA GIBITECA EU LI

O Gibi que li está semana foi de um grande cartunista americano chamado Charles Monroe Schulz criador do famoso desenho Charlie Brown e seu cachorro Snoopy. a minha leitura foi "FELICIDADE É" percebi que o que o desenhista quer que a gente perceba que a felicidade podemos encontrar em todos os lugares, mas temos que estar bem consigo mesmo e com os outros, ai sim podemos estar felizes.  

sábado, 14 de fevereiro de 2009

NA INTERNET ACESSEI

Amigos está semana, pesquisei na internet como fazer uma animação no photoshop e importar para o Final Cut.
Apartir dor término das captações das imagems do vídeo do poeta Osvaldo, tive a idéia de de fazer a animação. mas... Eu não tinha nem idéia como fazer isto, então corri para internet, e comecei a pesquisar no Yuotube, "como fazer animação no photoshop", e fui procurando até que encontei um link que tinha algo parecido com o que eu queria fazer.
Depois que Eu vi como fazia, chamei Valesca para fazer um desenho a mão, que por sinal ficou bem legal, e João Paulo fotografou o desenho, e para finalizar Jefte me ensinou como cria as camadas.
E em 50 minutos conseguir fazer o que eu tinha pensado.
abraços
Helinho

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS

A Linguagem Dos Quadrinhos, foi a minha leitura na Gibiteca  desta semana, publicada pela editora VOZES, por MOACY CIRNE, conta e mostra a evolução do quadrinho Brasileiro. Tem como exemplos de resistência no Brasil os desenhistas, Ziraldo e Maurício de Sousa.
É bem interessante o inicio deste gibi, ele vem contando o por que dos desenhistas terem pouca valorização no cenário brasileiro, foi por conta da grande influência dos gibis americano, e por esse motivo de massificação americana o gibi brasileiro era muito desvalorizado. Os leitores no brasil já tinha o habito de somente ler gibis americano.
Por conta de Ziraldo(Criador de Saci Pererê em 1960) e Maurício de Sousa(Criador da Mônica em 1970) foi que iniciou-se um trabalho de valorização aos desenhos nacionais como:
Sesinho, O Capitão Cipó, O Raio Negro(diga-se de passagem um super-herói nos moldes americano), e os famosos, Mônica e Saci Pererê.
Foi bem interessante conhecer um pouco mais a respeito deste assunto.
abraços
Helinho  

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Câmara Viajante


Olá amigos nesta semana assisti mais um documentário, desta vez foi CÂMARA VIAJANTE, do diretor Joe Pimentel, com aproximadamente  20 min, ele mostrou toda a cultura destas grandes figuras do sertão cearense, os fotógrafos e os retratistas, um filme que tem como protagonistas as próprias figuras do lugar.
No meu modo de ver, foi um roteiro bem montado, todas as falas dos entrevistados deu-se pra entender bem a menssagem. Quanto as imagens os enquadramentos foram bem elaborados, percebi o quanto podemos usar a filmagem como um processo de difusão de conhecimento.
Os fotógrafos e os retratistas eles tem, vamos dizer assim a "responsabilidade" de fazer cnom que cada momento da vida de uma pessoa seja registrado, para que esse registro não seja esquecido. E na realidade é o que acontece.
É um bonito filme, 
e te recomendo.
Abraços
Helinho  

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

NA GIBITECA EU LI:

Admirável Riso Novo
Klévisson Viana nascido em Quixeramobim no sertão do Ceará, tem um belo trabalho com quadrinhos, é traços bem diferentos dos que já vi.
São 34 paginas que você se diverte muito, e a proposta é fazer com que o leitor se divirta. é um gibi sem nenhuma fala apenas quadrinho.
E uma coisa que me chamou a atenção, foi.
Como repassarmos uma messagem sem nenhuma palavra, e lebrei na época do cinema mudo.
e estou pesando até em fazer um vídeo nesta forma.
abraços
Helinho

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI

O Fim e o Princípio
A história deste belo ducumentário acontece no município de São João do Rio do Peixe, no sítio Araçás. Conta como é a convivência das moradores da localidade, que por sinal são todos parentes.
Este documentário é dirigido por pelo aclamado diretor Eduardo Coutinho.
o que chamou bastante a atenção é que no makin-of, a equipe de produção não fez locações e nem programaram bem o que gravar, um um vídeo bem natural, veio do sentimento dos resposáveis.
E o que gostei também foi a forma em que Jacques Cheuiche fez um bom trabalho de filmagem.

espero encontrar mais bons filmes desta forma.
abraços
 


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NA DVDTECA EU ASSISTI

Sonhos
"Akira Kurosawa exemplo de originalidade e criatividade"
Já havia assistido antes este filme, mas não com o olhar de hoje, percebi que Kurosawa tem um trabalho bem particular, principalmente as fotografias de seus filmes.
O filme é dividido em 8 capítulos onde cada um retrata as intervenções em que o mundo vem sofrendo. no filme tem um momento que mostra muito bem isso é quando aparece uma cena do Monte Fuji em erupção levando para as comunidades próximas ao monte, resíduos tóxicos onde as pessoas acabam morrendo.
Mas também tem um momento bem bonito é algumas cenas em que aparece o pintor Vincent Van Gogh foi ai onde vi o talento de Kurosawa se manifestar ainda mas, fazendo algumas fusões de quadros de Van Gogh com imagens reais.
E com este filme me faço pergunta, com os recursos que tinha na época como foi feito isso?
a criatividade supera tudo.

abraços




Minha Podução

Está semana na Tv Casa Grande produzi uma série de atividades, no inicio da semana fiz uma manuteção nos equipamentos, câmeras e computadores.
Na terça feira, fiz as correções da legenda do filme Rua do Vidéo para espanhol.
E para a proxima semana estamos iniciando a capturação de imagens para edição dos 100 canais.

Abraços
Helinho

NA TV CASA GRANDE PRODUZI

NA TV CASA GRANDE PRODUZI
Nesta semana produzi na Tv Casa Grande dois vídeos para a TV Futura, Foi Os Meninos Maluvido, uma banda cabaça de jovens de 12 anos, onde execultam instrumentos tradicionais de nossa região, zabumba, prato, caixa e o pife. O outro vídeo foi o Centro de Artesanato Mestre Noza, um espaço cultural onde os artesões se reunem para produzir obras de arte, como estátuas, instrumentos musicais, xilogravura e tantas outra peças bonitas. aproveito a ocasião para convidar os senhores a assistirem os vídeos quando forem ao ar.