Atualmente estou a frente das produções da TV CASA GRANDE,e fiz uma pesquisa a respeito do softe de edição que uso.
Final Cut Pro é um software profissional de edição de vídeo não linear desenvolvido pela Apple Computer para seu sistema operacional Mac OS X. Com a popularização do Mac OS X e dos formatos de vídeo digital, o Final Cut construiu uma grande base de usuários e se tornou o primeiro produto de massa a desafiar o monopólio dos produtos de edição da Avid - até então os mais populares. Dessa forma, se tornou responsável pela redução de custos na edição profissional de vídeo e criou uma nova classe de produtos - o editor desktop.
O programa pode ser utilizado para editar material obtido de câmeras de vídeo domésticas MiniDV conectados via porta FireWire até material em alta definição (HD, do termo em inglês high definition) de um estúdio profissional. O material é capturado para o Macintosh, onde é editado e processado.
História
Parte dos responsáveis pelo programa criaram o Adobe Premiere e foram contradados pela Macromedia para criar o KeyGrip, construído do zero como um programa de edição de vídeo mais profissional baseado no formato QuickTime. Logo depois a empresa se concentrou no mercado de edição para a web ao invés de competir com a Adobe em todos os mercados e decidiu vender os programas sem relação com a web, incluindo o KeyGrip, já renomeado para Final Cut.
Versões de testes para Mac OS e Windows foram demonstradas na exposição da NAB (National Association of Broadcasters, associação nacional de transmissores) em 1998. A Apple acabou comprando o programa e sua equipe de desenvolvimento como uma medida defensiva e, não encontrando um outro comprador, continuou seu desenvolvimento, acrescentando suporte aos padrões FireWire e DV e apresentando na mesma exposição no ano seguinte o Final Cut Pro.
Em janeiro de 2006, a Apple encerrou as vendas do Final Cut Pro como um produto independente e passou a oferecê-lo apenas como parte do pacote Final Cut Studio. Em março de 2006, foi lançada a versão 5.1 do Final Cut Studio para Mac OS X com processadores Intel (Universal Binary).
[editar] Filmes editados com o FCP
O Final Cut Pro foi usado para editar diversos longas-metragens, incluindo Cold Mountain, Corpse Bride, Napoleon Dynamite e Sky Captain and the World of Tomorrow. Também foi utilizado para editar o show Death On The Road do Iron Maiden.
[editar] Recursos
O Final Cut Pro oferece edição não linear e não destrutiva de qualquer formato de vídeo compatível com QuickTime. Suporta uma quantidade ilimitada de faixas (trilhas) de vídeo; até 99 pistas de áudio; edição multi-câmera para cortes de vídeo de múltiplas fontes; assim como efeitos como ondulação, rotação e alteração de tempo. Possui uma gama de efeitos de transição em três dimensões além de filtros de áudio e vídeo, como correção de cores e remoção de chiados e estouros.
O Final Cut Pro 5 é parte da suíte Final Cut Studio, e se integra aos outros aplicativos "Pro" da Apple. Pode editar nativamente vídeos nos formatos Standart (SD), Digital Video (DV), High Definition (HD) e High Definition Video (HDV).
[editar] Final Cut Express
Em 2001, a Apple lançou o Final Cut Express, uma versão mais acessível do Final Cut. Utiliza a mesma interface da versão completa, mas não possui as ferramentas de edição específicas para filmes e outras opções avançadas, sendo direcionada para produtores de vídeo digital amadores ou profissionais que querem ter um custo de adquirir maquinas e software mais em conta do que o Final Cut Pro, voltado para profissionais.
[editar] Interface
A interface do Final Cut (nas versões Pro e Express) possui quatro janelas principais: o "Browser" (navegador), onde os arquivos fonte de mídia são listados; o "Viewer" (visualizador), onde os arquivos de mídia podem ser pré-visualizados e pré-recortados; o "Timeline" (linha do tempo), onde as mídias são colocadas em seqüência; e o "Canvas" (tela), onde o material editado na linha do tempo pode ser visto. As posições e medidas destas janelas podem ser alteradas mas, por padrão, o "Browser" fica no topo esquerdo, com o "Viewer" e "Canvas" respectivamente à sua direita e o "Timeline" abaixo. O programa disponibiliza também uma janela de ferramentas ("Toolbox") e dois indicadores de áudio para os canais da direita e esquerda.
texto retirao do Wikpedia
Abraços
Helinho